No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose como forma de dar visibilidade à luta contra a doença, marcada por campanhas de conscientização, prevenção e cuidados.
Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões. Ela é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que também pode ser conhecida como “bacilo de Koch”. A principal forma de transmissão da bactéria é por via respiratória, por meio da tosse, fala ou espirro de alguém infectado.
O sintoma mais recorrente da doença é a tosse, seca ou com catarro, por três semanas ou mais. Há, também, situações em que pode vir acompanhada de febre, perda de peso, suor noturno e fadiga.
Caso sejam identificados tais sintomas, é recomendável que a pessoa busque uma unidade de saúde próxima de sua residência. Para diagnosticar a doença, o SUS Contagem disponibiliza o exame de BAAR ou teste rápido molecular.
Como é feito o tratamento da tuberculose?
O tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS Contagem. Segundo a epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, Jussara Alves Cardoso Neves, “o paciente com suspeita da doença deve fazer o teste e, uma vez confirmada, iniciar o tratamento na Unidade de Saúde. A vigilância epidemiológica irá auxiliar no monitoramento”, explicou.
A principal forma de tratar a tuberculose é por meio do uso de antibióticos específicos para a doença. O tempo do tratamento pode variar, mas tem duração mínima de seis meses.
A tuberculose tem cura desde que tratada adequadamente, portanto o indivíduo diagnosticado não deve abandonar de forma alguma o processo, mesmo que sinta melhora. Não seguir o tratamento adequadamente pode piorar o quadro de infecção e resultar no desenvolvimento de tuberculose resistente, além de transmitir a doença para outras pessoas.
Como se prevenir da doença?
O Ministério da Saúde entende que a vacina BCG é considerada a melhor forma de se prevenir a doença. A vacina deve ser aplicada nas crianças logo ao nascer, ou no máximo, antes dos cinco anos de idade. O imunizante está disponível no SUS Contagem.
Além da vacina, para minimizar a transmissão da tuberculose é recomendado manter ambientes com boa iluminação natural - já que a bactéria é sensível à luz - boa circulação de ar também ajuda na dispersão do micro-organismo, diminuindo o risco de contaminação.
É importante, também, avaliar clinicamente todos os contatos domiciliares e outros contatos do paciente com a doença, como forma de prevenção para evitar que desenvolvam a forma ativa da tuberculose.